Ainda na terça, dia 27 seguimos para o Leblon, para conhecer o bar-cervejaria da Mestre Cervejeira Kátia Jorge, ex-Devassa, hoje responsável pela cerveja artesanal Gattopardo. Conta com 3 cervejas, a Gattopardo Lager Bossa, uma Pilsen, a Gattopardo Ale Bossa, uma Brown Ale e a Gattopardo Strong Bossa, uma Belga Strong Ale. Excelente local, excelentes cervejas.


Leonardo Botto, Rogério Vidigal (dono do Farinha Pura), Marco Falcone e Geovanni Calmon








Após o almoço, fomos visitar o supermercado Farinha Pura, em Botafogo. (Para quem é de BH, é uma epécie de Verde Mar de lá. Nas pratelerias, o orgulho de ver a Ouro Preto e a Estrada Real, a Falke Bier marcando presença.




Geovanni Calmon, Marco Falcone e Leonardo Botto no Aconchego



No dia 27, terça, almoçamos no restaurante Aconchego Carioca, uma pérola no centro do Rio. Um bar-restaurante dedicado à cultura cervejeira e ao bom paladar. Valeu a tarde, comemos muito bem e degustamos ótimas cervejas.


Ainda na noite do dia 26 tive o prazer de conhecer o pub Beer Taste, do amigo Leo, na Barra da Tijuca, Shopping Down Town. Infelizmente, a bateria da câmera acabou, ficamos sem o registro.





Vista dos degustadores, ressaltando-se as belas taças. fotos LG



Marco Falcone, se apresentando tendo ao lado Marcelo Carneiro da Rocha e Rogério Marinho fotos LG


Os convivas, no encontro da Intervinos fotos LG


Na segunda-feira, dia 26/01/09 fomos ao Rio de Janeiro participar de uma Degustação de Cervejas e Queijos, promovida pela Intervinos, uma casa especializada em vinhos, que começa a descobrir e incluir em suas cartas, as cervejas especiais. Com organização de Luiz Guilherme Belmonte (o LG), Sérgio Fraga (cervejaria Fraga), Geovanni Calmon (Balkonn), o evento contou com a participação de Mônica Pessoa (ABDQ - Associação Brasileira de Degustadores de Queijo).


O evento contou com nomes das cervejas e de queijos, revelando possibilidades fantásticas na harmonização destes dois alimentos, base da cultura alimentar da humanidade. Foi sem dúvida, mais um marco na cultura cervejeira, em uma abordagem informal porém bastante técnica, em momentos de convivialidade, aprendizado e prazer.

Comentários

  1. Ola Mestre Falcone, gostaria de agradecer voce por compartilhar com a gente esta historia emocionante sobre a acerva capixaba, é realmente um marco muito importante na cultura cervejeira e é super emocionante participar de alguma forma com uma carona que peguei em seus posts agora...! Eu sou do triangulo mineiro (uberlandia) e nossa luta pra criar uma cultura cervejeira real por essas bandas esta sendo ardua mas nao vamos nos entregar.. motivados por estas experiencias que sempre acompanho dos blogs dos mestres da capital, o interior vai se fortalecendo aos poucos e é muito emocionante quando encontramos no supermercado algumas beldades como as colorado, algumas importadas e esperando ancioso algumas falke...!!

    um grande abraco, e este maravilhoso blog ja esta em meu etinerario diario... continue sempre nos alimentando destas historias maravilhosas e de sua sabedoria..

    Saude...

    Rafael Aquino
    Uberlandia - MG
    http://picasaweb.google.com/rafael.lfa

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Rafael, tenho acompanhado sua trajetória, vejo que além de um forte colaborador com a Cultura Cervejeira também é um pesquisador assíduo, sempre com válidas e certeiras opiniões. Não deixe de me contatar quando estiver em BH, ou em eventos cervejeiros em qualquer parte do país. Valeu Rafael, Pão e Cerveja!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Falke Bier é escolhida "Cervejaria do Ano na América Latina" pelo blog canadense "World of Beer"

Viagem ao Peru

Lançamento da Larouse da Cerveja, no Bar Anhanguera em São Paulo